Apagão da Wikipédia anglófona contra o SOPA
Please note: This page is kept for historical reasons. It is no longer being maintained and may be out-of-date or inaccurate. |
Para: Comunidade e leitores da Wikipédia em inglês
De: Sue Gardner, Diretora executiva da Wikimedia Foundation
Data: 16 de janeiro de 2012
Hoje, a comunidade da Wikipédia anunciou sua decisão de interromper o acesso à Wikipédia em língua inglesa durante 24 horas em todo mundo, começando a partir das 05:00 (UTC) na quarta-feira, 18 de janeiro (você pode ler a declaração da Wikimedia Foundation aqui). O blackout é um protesto contra uma legislação proposta nos Estados Unidos — o Stop Online Piracy Act (SOPA) na Câmara dos Representantes nos Estados Unidos e o PROTECT IP Act (PIPA) —, que, se aprovada, prejudicaria seriamente a Internet livre e aberta, incluindo a Wikipédia.
Esta será a primeira vez que a Wikipédia em inglês organizará um protesto público desta natureza e é uma decisão que não foi tomada de maneira leviana. Aqui está o modo com que isso tem sido descrito pelos três administradores da Wikipédia que formalmente facilitaram a discussão da comunidade. Da declaração pública assinada pelos usuários NuclearWarfare, Risker e Billinghurst:
- É opinião da comunidade da Wikipédia em inglês que a aprovação desses dois projetos de lei será devastadora para a Internet livre e aberta.
- Durante as últimas 72 horas, cerca de 1800 wikipedistas se reuniram para discutir ações propostas que a comunidade poderia tomar contra SOPA e PIPA. Este é, de longe, o maior nível de participação numa discussão comunitária já vista na Wikipédia, que ilustra o nível de preocupação que os wikipedistas possuem com relação a esta legislação proposta. A grande maioria dos participantes apoia uma ação da comunidade que encoraje uma ação do público em geral em resposta a esses dois projetos. Das propostas levantadas pelos wikipedistas, aquelas que resultariam num blackout da Wikipédia em inglês, em sintonia com blackouts similares em outros sítios que se opuseram ao SOPA e PIPA, receberam o maior apoio.
- Em revisão cuidadosa desta discussão, os administradores encarregados de encerrá-la notaram o apoio dos wikipedistas por uma ação de abrangência mundial e não apenas abrangendo os Estados Unidos. A objeção primária do blackout global veio daqueles que preferiram que o blackout fosse limitado a leitores dos Estados Unidos, com o resto do mundo apenas visualizando um banner simples em vez disso. Também notamos que 55% daqueles que apoiaram o blackout preferiram que ele fosse global, com muitas referências a preocupações com relação a legislações similares em outras nações.
Ao tomar esta decisão, wikipedistas serão criticados por aparentemente terem abandonado a neutralidade para tomar um posicionamento político. Esta é uma questão real, legítima. Queremos que as pessoas confiem na Wikipédia, sem a preocupação de que ela esteja tentando propagandear algo.
Entretanto, embora os artigos da Wikipédia sejam neutros, sua existência não é. Como Kat Walsh, membro do Conselho diretivo da Wikimedia Foundation, escreveu em uma de nossas listas de e-mail recentemente,
- Nós dependemos de uma infra-estrutura legal que nos permita atuar. E nós dependemos de uma infra-estrutura legal que também permita que outros sítios hospedem material criado por usuários, tanto a informação quanto a expressão. Para a maioria, os projetos da Wikimedia estão organizando e sumarizando e coletando o conhecimento do mundo. Nós estamos contextualizando e mostrando às pessoas como isso pode ser entendido.
- Mas esse conhecimento precisa ser publicado em algum lugar para que qualquer um o ache e o utilize. Num lugar onde isso pode ser censurado sem devido processo, a expressão, o público e a Wikimedia são prejudicados. Num lugar onde apenas é possível que alguém se expresse se tiver recursos suficientes para enfrentar contestações legais, ou, se suas visões tiverem que ser pré-aprovadas por alguém, o mesmo conjunto estreito de ideias já popularizadas continuará a ser tudo ao que se terá acesso.
A decisão de parar a Wikipédia em inglês não foi tomada por mim; foi tomada por editores, através de um processo de tomada de decisões por consenso. Mas eu apoio isso.
Como Kat e o resto do Conselho da Wikimedia Foundation, eu tenho cada vez mais começado a pensar na voz pública da Wikipédia, e na boa vontade que as pessoas têm pela Wikipédia, como um recurso que se pretende utilizar pelo benefício público. Leitores confiam na Wikipédia, porque eles sabem que, apesar de suas falhas, o coração está no lugar certo. Não tenciona monetizar seus olhos ou fazê-los acreditar em algo, ou vender a eles um produto. Wikipédia não possui uma tarefa oculta: ela apenas quer ser útil.
Isso é menos verdadeiro em outros sites. Muitos deles são motivados pelo comércio: o objetivo deles é fazer dinheiro. Isso não significa que eles não tenham um desejo de fazer do mundo um lugar melhor - muitos têm! -, mas isso significa que seus posicionamentos e ações precisam ser compreendidos num contexto em que existe conflito de interesse.
Minha esperança é que, quando a Wikipédia for desligada em 18 de janeiro, as pessoas compreendam que nós estamos a fazer isso pelos nossos leitores. Nós apoiamos o direito a liberdade de pensamento e expressão de todos. Achamos que todos deveriam ter acesso a material educativo em ampla abrangência de assuntos, mesmo que eles não possam pagar por isso. Acreditamos numa Internet livre e aberta em que a informação pode ser compartilhada sem impedimento. Acreditamos que novas leis propostas como SOPA and PIPA — e outras leis similares dentro e fora dos Estados Unidos — não promovem o interesse do público em geral. Você pode ler uma lista muito boa de razões para se opor ao SOPA e PIPA aqui, da Electronic Frontier Foundation.
Por que esta é uma ação global, em vez de localizada apenas nos EUA? E por que agora, já que alguns legisladores americanos parecem estar desistindo estrategicamente do SOPA?
A verdade é que nós não achamos que o SOPA está sumindo e PIPA é ainda ativo. Além do mais, SOPA e PIPA são apenas indicadores de um problema mais abrangente. Ao redor do mundo, estamos enxergando o desenvolvimento de legislações dispostas a lutar contra a pirataria na rede e regular a Internet de outras formas que prejudicam a liberdade na rede. Nossa preocupação vai além do SOPA e PIPA: eles são apenas parte do problema. Nós queremos que a Internet permaneça livre e aberta, em todo lugar, para todas as pessoas.
Faça sua voz ser ouvida!
Em 18 de janeiro, esperamos que você concorde conosco e faça o que puder para ter a sua própria voz ouvida.
Sue Gardner,
Diretora executiva, Wikimedia Foundation