Wikimedia Foundation Universal Code of Conduct

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
This page is a translated version of the page Policy:Universal Code of Conduct and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.
Código Universal de Conduta

Porque temos um Código Universal de Conduta

Acreditamos na capacitação de tantas pessoas quanto possível para participar ativamente dos projetos e espaços da Wikimedia, para alcançar nossa visão de um mundo em que todos possam compartilhar a soma de todo o conhecimento humano. Acreditamos que nossas comunidades de colaboradores devem ser tão diversificadas, inclusivas e acessíveis quanto possível. Queremos que essas comunidades constituam ambientes positivos, seguros e saudáveis para qualquer um que se junte (e queira se juntar) a elas. Estamos empenhados em garantir que assim permaneça, inclusive adotando este Código Universal de Conduta e o revisitando para atualizações conforme necessário. Além disso, desejamos proteger nossos projetos contra aqueles que danificam ou distorcem o seu conteúdo.

De acordo com a missão Wikimedia, todas as pessoas que participarem dos projetos e espaços da Wikimedia:

  • ajudarão a criar um mundo em que todos possam compartilhar livremente da soma de todo o conhecimento;
  • participarão de uma comunidade global que evitará parcialidades e preconceitos, e
  • se empenharão em manter precisão e verificabilidade em todo o seu trabalho.

Este Código Universal de Conduta (UCOC) define um conjunto mínimo de diretrizes de comportamento esperado e inaceitável. Aplica-se a todos que interagem e contribuem para os projetos e espaços online e offline da Wikimedia. Isso inclui colaboradores novos e experientes, funcionários dos projetos, organizadores e participantes de eventos, funcionários e membros do conselho de afiliados e funcionários e membros do conselho da Fundação Wikimedia. Aplica-se a todos os projetos da Wikimedia, espaços técnicos, eventos presenciais e virtuais, bem como as seguintes instâncias:

  • interações privadas, públicas e semipúblicas;
  • discussões sobre desacordo e expressão de solidariedade entre os membros da comunidade;
  • questões de desenvolvimento técnico;
  • aspectos da contribuição de conteúdo;
  • casos de representação de afiliados / comunidades com parceiros externos.

1 - Introdução

O Código Universal de Conduta fornece uma base de comportamento para colaboração em projetos da Wikimedia em todo o mundo. As comunidades podem contribuir para desenvolver políticas que levem em consideração o contexto local e cultural, enquanto mantêm os critérios listados aqui como um padrão mínimo.

O Código Universal de Conduta se aplica igualmente a todos os Wikimedistas, sem quaisquer exceções. Ações que contradizem o Código Universal de Conduta podem resultar em sanções. Isso pode ser imposto por funcionários designados (conforme apropriado em seu contexto local) e / ou pela Fundação Wikimedia como o proprietário legal das plataformas.

2 - Comportamento esperado

Todos os Wikimedistas, seja um editor novo ou experiente, um funcionário da comunidade, um afiliado ou membro do conselho da Fundação Wikimedia ou funcionário, são responsáveis por seu próprio comportamento.

Em todos os projetos, espaços e eventos da Wikimedia, o comportamento será baseado no respeito, civilidade, cordialidade, solidariedade e boa cidadania. Isso se aplica a todos os contribuidores e participantes em sua interação com todos os contribuidores e participantes, sem expectativas com base na idade, deficiência mental ou física, aparência física, nacionalidade, religião, origem étnica e cultural, casta, classe social, fluência no idioma, orientação sexual, identidade de gênero, sexo ou campo profissional. Nem faremos exceções com base na posição, habilidades ou realizações nos projetos ou movimento da Wikimedia.

2.1 - Respeito mútuo

Esperamos que todos os Wikimedistas mostrem respeito uns pelos outros. Na comunicação com as pessoas, seja em ambientes online ou offline da Wikimedia, trataremos uns aos outros com respeito mútuo.

Isso inclui, mas não está limitado a:

  • Pratique empatia. Ouça e tente entender o que Wikimedistas de diferentes origens querem dizer a você. Esteja pronto para desafiar e adaptar seu próprio entendimento, expectativas e comportamento enquanto um Wikimedistas.
  • Presuma boa fé e faça edições construtivas; suas contribuições devem melhorar a qualidade do projeto ou trabalho. Forneça e receba comentários gentilmente e de boa fé. As críticas devem ser feitas de maneira sensível e construtiva. Todos os Wikimedistas devem presumir, a menos que haja evidência em contrário, de que outros estão aqui para melhorar os projetos de forma colaborativa, mas isso não deve ser usado para justificar declarações com um impacto prejudicial.
  • Respeite a maneira como os colaboradores se nomeiam e se descrevem. As pessoas podem usar termos específicos para se descreverem. Como um sinal de respeito, use esses termos ao se comunicar com ou sobre essas pessoas, quando lingüística ou tecnicamente viável. Exemplos incluem:
    • Os grupos étnicos podem usar um nome específico para se descreverem, em vez do nome usado historicamente por outros;
    • As pessoas podem ter nomes que usam letras, sons ou palavras de seu idioma que podem não ser familiares para você;
    • Pessoas que se identificam com uma determinada orientação sexual ou identidade de gênero usando nomes ou pronomes distintos;
    • Pessoas com uma deficiência física ou mental específica podem usar termos específicos para se descreverem
  • Durante as reuniões presenciais, daremos as boas-vindas a todos e estaremos atentos e respeitosos com as preferências, limites, sensibilidades, tradições e requisitos de cada um.

2.2 – Civilidade, cordialidade, solidariedade e boa cidadania

Nós nos esforçamos para os seguintes comportamentos:

  • Civilidade é polidez no comportamento e na fala entre as pessoas, incluindo estranhos.
  • Cordialidade é o apoio amigável que as pessoas engajadas em um esforço comum estendem umas às outras.
  • Apoio mútuo e boa cidadania significa assumir a responsabilidade ativa por garantir que os projetos da Wikimedia sejam espaços produtivos, agradáveis ​​e seguros, e contribuam para a missão da Wikimedia.

Isso inclui, mas não está limitado a:

  • Mentoria e coaching: Ajudando os recém-chegados a encontrar seu caminho e adquirir habilidades essenciais.
  • Em busca de outros contribuidores: Ajude-os quando precisarem de apoio e fale por eles quando forem tratados de uma forma que fica aquém do comportamento esperado de acordo com o Código Universal de Conduta.
  • Reconheça e dê crédito ao trabalho realizado pelos colaboradores: Agradeça-os por sua ajuda e trabalho. Aprecie seus esforços e dê crédito a quem é devido.

3 – Comportamento inaceitável

O Código Universal de Conduta visa ajudar os membros da comunidade a identificar situações de mau comportamento. Os seguintes comportamentos são considerados inaceitáveis ​​no movimento da Wikimedia:

3.1 – Assédio

Isso inclui qualquer comportamento destinado principalmente a intimidar, indignar ou perturbar uma pessoa, ou qualquer comportamento em que isso seria razoavelmente considerado o resultado principal mais provável. O comportamento pode ser considerado assédio se estiver além do que uma pessoa razoável poderia tolerar em um ambiente global e intercultural. O assédio geralmente assume a forma de abuso emocional, especialmente contra pessoas que estão em uma posição vulnerável, e pode incluir o contato com locais de trabalho ou amigos e familiares em um esforço para intimidar ou constranger. Em alguns casos, o comportamento que não chegaria ao nível de assédio em um único caso pode se tornar assédio por repetição. O assédio inclui, mas não está limitado a:

  • Insultos: Inclui xingamentos, calúnias ou estereótipos e quaisquer ataques baseados em características pessoais. Os insultos podem se referir a características percebidas como inteligência, aparência, etnia, raça, religião (ou falta dela), cultura, casta, orientação sexual, gênero, sexo, deficiência, idade, nacionalidade, filiação política ou outras características. Em alguns casos, zombarias repetidas, sarcasmo ou agressão constituem insultos coletivamente, mesmo que declarações individuais não o sejam.
  • Assédio sexual: Atenção sexual ou avanços de qualquer tipo em relação a outras pessoas onde a pessoa sabe ou deveria razoavelmente saber que a atenção não é bem-vinda ou em situações onde o consentimento não pode ser comunicado.
  • Ameaças: Sugerindo explícita ou implicitamente a possibilidade de violência física, constrangimento injusto, dano injusto e injustificado à reputação, ou intimidação, ao sugerir uma ação legal gratuita para ganhar um argumento ou forçar alguém a se comportar da maneira que você deseja.
  • Incentivar o dano aos outros: Isto inclui encorajar alguém a cometer danos pessoais ou suicídio, assim como encorajar alguém a conduzir ataques violentos a terceiros.
  • Divulgação de dados pessoais (Doxing): compartilhamento de informações particulares de outros colaboradores, tais como nome, local de trabalho, endereço físico ou e-mail sem seu consentimento explícito, seja nos projetos Wikimedia ou em outro lugar, ou compartilhando informações relativas à sua atividade Wikimedia fora dos projetos.
  • Perseguir: seguir uma pessoa através do(s) projeto(s) e criticar repetidamente seu trabalho principalmente com a intenção de aborrecê-lo(a) ou desencorajá-lo(a). Se os problemas continuarem após os esforços de comunicação e educação, as comunidades podem precisar resolvê-los através de processos comunitários estabelecidos.
  • Trolling: Deliberadamente interromper conversas ou postar de má fé para provocar intencionalmente.

3.2 – Abuso de poder, privilégio ou influência

O abuso ocorre quando alguém em uma posição real ou percebida de poder, privilégio ou influência se envolve em comportamento desrespeitoso, cruel e/ou violento contra outra(s) pessoa(s). Em ambientes da Wikimedia, ele pode tomar a forma de abuso verbal ou psicológico e pode se sobrepor com o assédio.

  • Abuso de função por funcionários, autoridades e pessoal: uso indevido de autoridade, conhecimento ou recursos à disposição dos funcionários designados, assim como autoridades e pessoal da Wikimedia Foundation ou afiliados da Wikimedia, para intimidar ou ameaçar outros.
  • Abuso de senioridade e conexões: Usar a posição e a reputação de alguém para intimidar os outros. Esperamos que as pessoas com experiência e conexões significativas no movimento se comportem com cuidado especial, pois comentários hostis podem causar uma reação negativa não intencional. Pessoas com autoridade comunitária têm um privilégio particular de serem vistas como confiáveis e não devem abusar disso para atacar outros que discordam delas.
  • Manipulação psicológica: Maliciosamente fazer com que alguém duvide de suas próprias percepções, sentidos ou compreensão com o objetivo de ganhar uma discussão ou forçar alguém a se comportar da maneira que você deseja.

3.3 – Vandalismo de conteúdo e abuso dos projetos

Deliberadamente introduzindo conteúdo tendencioso, falso, impreciso ou inapropriado, impedindo ou de outra forma dificultando a criação (e/ou manutenção) de conteúdo. Isto inclui mas não está limitado a:

  • A repetida remoção arbitrária ou desmotivada de qualquer conteúdo sem discussão ou explicação apropriada;
  • Manipulação sistemática do conteúdo para favorecer interpretações específicas de fatos ou pontos de vista (também por meio de renderização infiel ou deliberadamente falsa das fontes e alteração da forma correta de composição do conteúdo editorial);
  • Discurso de ódio sob qualquer forma ou linguagem discriminatória que vise difamar, humilhar, incitar ao ódio contra indivíduos ou grupos com base em quem eles são ou em suas crenças pessoais;
  • O uso de símbolos, imagens, categorias, tags ou outros tipos de conteúdo que são intimidantes ou prejudiciais a outras pessoas fora do contexto do uso enciclopédico, informativo. Isto inclui a imposição de esquemas sobre conteúdos destinados a marginalizar ou ostracizar.