Wikimedia Foundation Universal Code of Conduct

From Wikimedia Foundation Governance Wiki
This page is a translated version of the page Policy:Universal Code of Conduct and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.
Wikimedia Foundation Universal Code of Conduct

Por que temos um Código de Conduta Universal

Acreditamos na capacitação do maior número possível de pessoas para que possam participar ativamente dos projetos e espaços da Wikimedia, para alcançar nossa visão de um mundo em que todos nós podemos compartilhar da soma de todo o conhecimento humano. Acreditamos que nossas comunidades de colaboradores devem ser as mais diversas, inclusivas e acessíveis possíveis. Queremos que essas comunidades sejam ambientes positivos, seguros e saudáveis para todos que delas participem. Temos o compromisso de garantir que isso permaneça assim, inclusive adotando este Código de Conduta e revisitando as atualizações conforme necessário. Além disso, queremos proteger os nossos projetos contra pessoas que visam prejudicar ou distorcer seu conteúdo.

De acordo com a missão Wikimedia, todas as pessoas que participarem dos projetos e espaços da Wikimedia:

  • ajudarão a criar um mundo em que todos possam compartilhar livremente da soma de todo o conhecimento;
  • participarão de uma comunidade global que evitará parcialidades e preconceitos, e
  • se empenharão em manter precisão e verificabilidade em todo o seu trabalho.

Este Código de Conduta Universal (Universal Code of Conduct, “UCOC”) define um conjunto mínimo de diretrizes de comportamento esperado e inaceitável. Aplica-se a todos que interagem e contribuem com os projetos e espaços Wikimedia online e offline. Isso inclui colaboradores novos e experientes, funcionários dentro dos projetos, organizadores e participantes de eventos, funcionários e membros do conselho de administração de afiliados, e funcionários e membros do conselho de administração da Fundação Wikimedia. Aplica-se a todos os espaços técnicos e eventos presenciais e virtuais, e projetos Wikimedia, e as seguintes situações:

  • interações particulares, públicas e semipúblicas
  • discussões de discordância e expressão de solidariedade entre os membros da comunidade
  • problemas de desenvolvimento técnico
  • aspectos de contribuição de conteúdo
  • casos de representação de afiliados/comunidades com parceiros externos

1. Introdução

O Código de Conduta Universal apresenta um parâmetro de comportamento de colaboração com relação aos projetos da Wikimedia em todo o mundo. As comunidades podem fazer contribuições para desenvolver políticas que levem em conta o contexto local e cultural, mantendo os limites elencados aqui como um padrão mínimo.

O Código de Conduta Universalé aplicável igualmente a todos os usuários da Wikimedia, sem exceções. Ações que contradizem o Código de Conduta Universalpodem resultar em sanções. Elas poderão ser impostas por funcionários designados (adequadas no seu contexto local) e/ou pela Fundação Wikimedia como o proprietário legal das plataformas.

2. Comportamento esperado

Todos os usuários da Wikimedia, seja um redator novato ou experiente, um funcionário comunitário, um afiliado ou funcionário ou membro do conselho de administração da Fundação Wikimedia, são responsáveis pelo seu próprio comportamento.

Em todos os projetos, espaços e eventos da Wikimedia, o comportamento terá como base o respeito, a civilidade, a camaradagem, a solidariedade e a boa cidadania. Isso se aplica a todos os colaboradores e participantes nas suas interações com todos os colaboradores e participantes, sem distinção em função de idade, deficiências mentais ou físicas, aparência física, nacionalidade, religião, etnia, casta, origem cultural, classe social, fluência linguística, orientação sexual, identidade de gênero ou área profissional. Tampouco faremos distinção com base em realizações, habilidades ou status nos projetos ou no movimento Wikimedia.

2.1 Respeito mútuo

Esperamos que todos os usuários da Wikimedia demonstrem respeito pelos outros. Nas nossas comunicações, seja em ambientes Wikimedia online ou offline, trataremos as pessoas com o mesmo respeito que gostaríamos de receber.

Isso inclui, entre outros:

  • Praticar empatia. Escute e tente compreender o que os usuários da Wikimedia de diferentes origens têm a dizer. Esteja pronto para desafiar e adaptar as suas próprias expectativas e o seu próprio entendimento e comportamento como usuário da Wikimedia.
  • Presumir a boa-fé e participar de edições construtivas; as suas contribuições devem melhorar a qualidade do projeto ou trabalho. Dê e receba feedback de maneira educada e de boa-fé. Faça críticas construtivas demonstrando sensibilidade. Todos os usuários da Wikimedia devem presumir, a menos que se demonstre o contrário, que as outras pessoas estão aqui para melhorar, de forma colaborativa, os projetos, mas isso não deve ser usado para justificar declarações com um impacto prejudicial.
  • Respeitar a forma como os colaboradores se nomeiam e se descrevem. As pessoas podem usar termos específicos para se descrever. Como sinal de respeito, use esses mesmos termos ao falar com essas pessoas ou sobre elas. Por exemplo:
    • grupos étnicos podem usar um nome específico para se descrever, em vez do nome historicamente usado por outras pessoas para descrevê-los;
    • pessoas com nomes que usam letras, palavras e sons distintos do seu próprio idioma que você pode desconhecer;
    • pessoas que se identifiquem com uma determinada orientação sexual ou identidade de gênero usando nomes ou pronomes distintos;
    • pessoas que se identifiquem como tendo alguma deficiência física ou mental específica podem usar termos específicos para se descrever.
  • Nos encontros presenciais, nos esforçaremos para receber todos com cordialidade, e respeitaremos as preferências, sensibilidades, tradições e exigências de cada um.

2.2 Civilidade, camaradagem, solidariedade e boa cidadania

Esforçamo-nos para alcançar os seguintes comportamentos:

  • A civilidade é o uso de boas maneiras no comportamento e na forma de falar entre as pessoas, inclusive entre estranhos.
  • A camaradagem é um apoio amigável que as pessoas envolvidas em um esforço comum se oferecem mutuamente.
  • O apoio mútuo e a boa cidadania significa assumir responsabilidade ativa para garantir que os projetos Wikimedia sejam locais produtivos, agradáveis e seguros onde se possa estar, e contribuir para a Missão Wikimedia.

Isso inclui, entre outros:

  • Orientação e coaching: Ajudar os recém-chegados a encontrar o próprio caminho e a desenvolver habilidades essenciais.
  • Cuidar de colegas colaboradores: Dar a eles uma mão quando precisarem de apoio e manifestar-se por eles quando forem tratados de uma forma que fique aquém do comportamento esperado de acordo com o Código de Conduta Universal.
  • Reconhecer e creditar o trabalho feito pelos colaboradores: Agradecer a eles pela ajuda e pelo trabalho. Agradecer e dar o devido crédito aos esforços deles.

3. Comportamento inaceitável

O Código de Conduta Universal visa ajudar os membros da comunidade a identificar situações de assédio e mau comportamento. Os comportamentos abaixo são considerados inaceitáveis no movimento Wikimedia:

3.1 Assédio

Inclui comportamentos adotados principalmente para intimidar, indignar ou irritar uma pessoa, ou qualquer comportamento que se considere que terá como resultado principal a intimidação, indignação ou irritação. Pode ser considerado assédio todo o comportamento além do que se esperaria que a pessoa média tolerasse em um ambiente global e intercultural. O assédio muitas vezes assume a forma de abuso emocional, especialmente em relação a pessoas em posição vulnerável, e pode incluir entrar em contato com locais de trabalho ou amigos e familiares em um esforço para intimidar ou constranger. Em certos casos, um comportamento que não chegue a constituir assédio em um caso isolado pode se tornar assédio em função da repetição. Assédio inclui, entre outros:

  • Insultos: Xingamentos, uso de calúnia ou estereótipo, e qualquer ataque com base em características pessoais. Insultos podem se referir a características percebidas como inteligência, aparência, etnia, raça, religião (ou inexistência de religião), cultura, casta, orientação sexual, gênero, deficiência, idade, nacionalidade, afiliação política ou outras características. Em alguns casos, a repetição do deboche, do sarcasmo ou da agressividade pode se caracterizar, em conjunto, como insulto, mesmo que as declarações, em separado, não configurem insulto.
  • Assédio sexual: Qualquer tipo de atenção ou investida sexual em relação a outras pessoas quando a pessoa sabe ou deve saber que a atenção é indesejável ou em situações em que o consentimento não possa ser comunicado.
  • Ameaças: Sugerir explicitamente ou implicitamente a possibilidade de usar violência física, constrangimento injusto ou dano injusto ou injustificado à reputação, ou intimidação por meio de sugestão de ação legal gratuita para vencer uma discussão ou forçar alguém a se comportar da forma que o ameaçador quer.
  • Incitar à prática de dano a terceiros: Isso inclui incentivar alguém a praticar suicídio ou dano contra si próprio, e incentivar alguém a atacar terceiros violentamente.
  • Divulgação de dados pessoais (Doxing): Compartilhamento de informações privadas de outros colaboradores, como nome, local de trabalho, endereço físico ou de e-mail sem o consentimento explícito deles nos projetos da Wikimedia ou em outro lugar, ou compartilhamento de informações sobre a atividade deles fora dos projetos.
  • Perseguição: Perseguir alguém insistentemente ao longo do projeto e criticar repetidamente o trabalho da pessoa paraaborrecer ou desencorajá-la. Se os problemas continuarem após esforços de comunicação e treinamento, as comunidades poderão precisar lidar com eles por meio de processos comunitários estabelecidos.
  • Trolagem: Interferir deliberadamente em conversas ou publicar conteúdos de má-fé para provocar alguém intencionalmente.

3.2 Abuso de poder, privilégio ou influência

Ocorre abuso quando alguém que tenha ou pareça ter posição de poder, privilégio ou influência se envolve em comportamento desrespeitoso, cruel e/ou violento com contra outras pessoas. Nos ambientes Wikimedia, o abuso poderá tomar a forma de abuso verbal ou psicológico, e poderá ocorrer concomitantemente com assédio.

  • Abuso de função de funcionários, diretores e pessoal: uso indevido de autoridades, conhecimento ou recursos à disposição de funcionários designados, e de diretores e pessoalda Fundação Wikimedia ou de afiliados da Wikimedia para intimidar ou ameaçar outras pessoas.
  • Abuso de senioridade e conexões: Usar a posição e a reputação de alguém para intimidar outras pessoas. Pedimos a pessoas com experiência e que tenham conexões significativas no movimento para se comportar com cuidado especial, pois comentários hostis podem conter implicações indesejadas de criar ameaças por parte de amigos e apoiadores. Pessoas com autoridade comunitária têm um especial privilégio de serem consideradas confiáveis e não devem abusar disso para atacar outras pessoas que discordem delas.
  • Manipulação psicológica: Fazer mal-intencionadamente com que alguém duvide de suas próprias percepções, sentidos ou compreensão com o objetivo de vencer um argumento ou forçar alguém a se comportar da maneira que você deseja.

3.3 Vandalismo e abuso de conteúdo dos projetos

Apresentar deliberadamente conteúdo tendencioso, falso, impreciso ou inadequado, ou atrapalhar, impedir ou de outra forma dificultar a criação (e/ou manutenção) de conteúdo. Isso inclui, entre outros:

  • A remoção arbitrária ou desmotivada repetida de conteúdo sem a devida discussão ou explicação
  • Manipulação sistemática de conteúdo para favorecer interpretações específicas de fatos ou pontos de vista (também por meio de renderização falsa de fontes e alteração da maneira correta de compor conteúdo editorial)
  • Discurso de ódio de qualquer forma, ou linguagem discriminatória com o objetivo de difamar, humilhar, incitar ódio contra indivíduos ou grupos com base em quem eles são ou em suas crenças pessoais
  • O uso de símbolos, imagens, categorias, tags ou outros tipos de conteúdo que sejam intimidadores ou prejudiciais a outras pessoas fora do contexto de uso enciclopédico e informativo. Isso inclui a imposição de esquemas em conteúdo destinado a marginalizar ou ostracizar.